Bernardaud


AS PORCELANAS FRANCESAS DE BERNARDAUD



Fundada em 1900, a empresa familiar tem motivos para manter os segredos da fabricação da porcelana mais fina do mundo. Com mais de 100 anos de sucesso em todas as mesas dos principais consumidores de luxo a marca começa a abrir seus horizontes criando também joias e peças de decoração.

Quem nunca ouviu falar das porcelanas de Limoges?
Tudo começou nesta pequena cidade francesa que hoje se situa a usina da marca e onde os segredos do maior produtor e exportador francês de porcelana são zelosamente guardados a mais de um século.

Na verdade, a historia da empresa, começa primeiramente com a historia de uma família no fim do Segundo Império. O jovem Léonard entra como aprendiz na manufatura Guerry, nesta época, a porcelana vive o seu “ano de ouro”. Pouco a pouco, com a abertura para o mercado americano, Léonard é promovido como responsável       do serviço comercial e logo depois ele compra a empresa e seu terreno.

Então, a saga Bernardaud começa!

Em 1911 Leonard envia o seu filho a Nova York para abrir sua primeira empresa longe da França e ao mesmo tempo ele dobra a superfície de terreno de sua usina em Limoge.

Mas a Primeira Guerra Mundial vai afetar duramente a empresa, principalmente devido a falta de matérias primas necessárias para a fabricação de porcelanas e de trabalhadores que foram para a guerra. A produção diminui pela metade.

Em 1923 a primeira dinastia de Michel se instala no trono, com apenas 27 anos.


Com a desvalorização do franco nos anos 20 , aumenta a venda nos Estados Unidos porém na véspera da quebra da bolsa de Nova York em 29, os Estados Unidos representava mais de dois terços de exportações de porcelana da empresa levando a empresa a passar por um novo momento de crise financeira.

Mesmo com os fatores negativos, Bernardaud sempre procurava modernizar sua produção. Em 1949 ele compra um forno a gás de 33 metros de largura que funciona 24/24H que permitiria melhorar a qualidade e aumentar a capacidade de produção.

Em 1950, Jacques com apenas 20 anos e pouca experiência, deveria tomar as rédeas da empresa familiar e foi ele que teve a generosa ideia de contratar artistas para a usina, como Kees Van Dongen, César e Bernard Buffet. Trazendo originalidade e peças únicas para as novas coleções.

A saga continua com mais um caso de má sorte na família. Michel morre aos 57 anos.

Em 1950 Raymond Loewy, um dos maiores designers da historia, cria uma coleção revolucionária, misturando formas ovais e angulares. Mais tarde o pintor Zao Wou-ki e o designer Olivier Gagnère também trouxeram seus toques pessoais.

Mas o drama atinge mais ou vez a família. Em 1994 Pierre Bernardaud e sua mulher desaparecem em um acidente de helicóptero no Vietnam. Seu filho, Michel, 38 anos, atual presidente da empresa se encontra só para gerenciar as encomendas que crescem sem parar.

No inicio dos anos 2000, ele confronta com a crise que bate em todo o setor de arte de serviços de mesa devido a forte concorrência com a porcelana chinesa.

Durante cinco anos, pedidos de falência e restruturação sucedem em Limoge, e para sobreviver, Bernardaud só tem uma solução: inovar.


A linha de joias em porcelana lançado em 2000 é um sucesso. A decoração e o mobiliário lança novas áreas de criação.

E graças a uma verdadeira paixão pela arte da porcelana em todos os seus meios que a empresa familiar apesar de muitos baixos sempre tiveram força para recomeçar e tomar um novo ponto de partida fazendo hoje uma das principais marcas de luxo de porcelana do mundo.