Jil Sander



JIL SANDER E SEU ESTILO MINIMALISTA


A marca Jil Sander foi criada em 1973 pela designer alemã Heidemarie Jilin Sander. Suas coleções tem como principais características criações de aspecto limpo, discreta e, muitas vezes andrógina. Ela se inspira na moda masculina com produtos de ponta tais como a camisa branca curvada ou calças de terno. 


Jil Sander, nasceu em 27 de Novembro de 1943 em Wesselburen perto de Hamburgo, Alemanha.
Ela estudou design têxtil em Krefeld, passando dois anos em intercambio na University College em Los Angeles se formando como engenheira têxtil em 1963. 




Em seu período nos Estados Unidos, trabalhou como editora de moda e voltando para a Europa, abriu sua primeira boutique em um subúrbio de Hamburgo, em 1967. Sua primeira boutique vendia coleções de outros estilistas de marcas de luxo como Thierry Mugler e Sonia Rykiel e também alguns de seus próprios projetos. E apesar de muitos altos e baixos em sua carreira inicial, em 1978 ela fundou a casa de moda de mesmo nome, Jil Sander GmbH.
Mostrando sua coleção em Paris, em 1975, revelou um fracasso completo pois, enquanto o mundo da moda estava dominado pelo estilo luxuoso, colorido e chamativo o estilo de Jil era totalmente o contrario.


Na década de 1980, as coleções de Sander foram pela primeira vez mostrada em Milão para enfrentar os mercados internacionais de forma mais eficiente. Como resultado, as vendas foram aumentando firmemente. Minimalismo luxuoso O rótulo foi um sucesso em 1990. 




Em 1998, Jil Sander e a marca alemã de sportswear Puma lançam em parceria uma coleção de tênis. O sucesso de Jil Sander continuou em meados de 1990. Sua empresa sobreviveu à crise econômica na Ásia. 


Ela atingiu o sucesso com uma nova coleção para homens que havia sido adiada várias vezes antes, em 1997, e foi descrito como "precisão, corte com uma ênfase em tecidos leves."  Com o aumento de sua popularidade e venda, Jil precisava de um parceiro forte financeiramente pois a marca não era mais um pequeno negócio de propriedade privada. Em 1999 Prada Group comprou uma quota de 75% de sua companhia. No entanto, em Novembro de 2004, Sander terminou sua cooperação com o grupo Prada.




Em 17 de março de 2009 Sander anunciou a criação de sua própria consultoria de moda. o primeiro cliente da nova empresa foi Fast Retailing do Japão com sua marca Uniqlo para quem Sander está supervisionando o projeto de moda feminina e coleções de moda masculina chamada J. 


A primeira coleção para o Outono 2009-10 / inverno foi lançada mundialmente em 1 de outubro de 2009 e consiste em "cerca de 40 peças para homens e 100 para mulheres, incluindo casacos, jaquetas, malhas, camisetas e acessórios coloridos", com a estética minimalista e recatada típico da Jil Sander.